STARTUPS INTERNAS DA PETROBRÁS BUSCAM INOVAÇÕES BUSCANDO ALAVANCAR E MODERNIZAR AÇÕES DA COMPANHIA

Nicolas SimoneA Petrobrás está investindo no avanço do Programa Startups Internas para viabilizar as inovações pensadas por equipes formadas pelos próprios empregados da companhia para geração de valor. Na atual edição do programa, voltada para ganhos financeiros, 88 times inscreveram propostas e 12 foram selecionadas para a etapa de garagem, que envolve o desenho das soluções e eventuais experimentos. As propostas obrigatoriamente trazem inovações capazes de gerar valor para a companhia, em diferentes graus de maturidade. O Diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone, diz que  o  apelido “startup interna” dado às equipes se inspira na obra de Eric Ries “The Startup way“, na qual o autor sugere como grandes empresas podem se manter ágeis e resolver seus grandes desafios: “O programa estimula o intra empreendedorismo e revela talentos internos que pensam ‘fora da caixa’, exercendo o conceito de ‘dono de negócio’, o que me deixa muito orgulhoso como líder deste grande time. O programa também promove o desenvolvimento de soluções para os desafios do negócio e a criação de novas formas de se trabalhar, permitindo que seja alavancada a colaboração entre os times, criando um mindset de experimentação e, ao final, gerando grandes resultados para a companhia.”

Um dos principais critérios de seleção foi o quanto de valor para companhia o projeto poderia gerar nos próximos anos. Foram recebidas propostas com retorno estimado de R$ 50 milhões a até mais de R$ 3 bilhões, em cinco anos. Durante a fase de desenvolvimento, o programa oferece suporte para as startups selecionadas com recursos financeiros e tecnológicos, além das mentorias: “O programa de startups internas é responsável por engajar os colaboradores, acelerando a cultura de inovação dentro da companhia. O sucesso desse programa foi tão grande que tivemos 88 projetos candidatos e, durante o pitchday, live realizada para apresentar as propostas selecionadas, contamos com um número incrível de 6.000 colaboradores na audiência.”, destaca Nicolás. A rodada anterior do Programa, realizada nos dois últimos anos, já possibilitou a criação de 22 startups internas, que estão atualmente em fase de aceleração. Até o momento, foram criadas nove soluções aplicáveis ao negócio.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] da notícia : https://petronoticias.com.br/startups-internas-da-petrobras-buscam-inovacoes-buscando-alavancar-e-mo… Data da publicação : 2021-09-28 18:55:11 #STARTUPS #INTERNAS #PETROBRÁS #BUSCAM #INOVAÇÕES […]