SUPERPESA RECEBE AVAL DE CREDORES E DA JUSTIÇA PARA PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

SuperpesaA Justiça deu o aval para a continuidade do processo de recuperação judicial da Superpesa, que atua na área de logística e transporte de equipamentos pesados, principalmente no setor de óleo e gás. O plano já havia sido aprovado pela assembleia de credores e agora teve a aprovação da 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, quase um ano e meio após protocolar o pedido, feito em outubro de 2014.

Na época, o volume de dívidas acumuladas pela companhia era estimado em cerca de R$ 150 milhões, sendo que o faturamento anual era da ordem de R$ 90 milhões. Com o agravamento da crise, a situação pode ter ficado mais complicada, mas os números atuais não foram tornados públicos.

A quebra das expectativas com o setor de petróleo, onde a empresa havia investido também para atender à demanda da área industrial, de caldeiraria pesada, foi um dos fatores determinantes para a derrocada dos negócios.

A Superpesa faz parte da cadeia de subfornecedores da Petrobrás e vinha tendo prejuízos nos últimos anos, já que as encomendas do segmento, espelhando a realidade da estatal, não refletiram as previsões que acreditavam num crescimento progressivo da indústria de petróleo nacional.

Com as dificuldades financeiras, agravadas pela demora na liberação de recursos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante, conforme contou ao Petronotícias o responsável pela área jurídica da Superpesa na época do pedido, Bruno Gameiro, a empresa chegou a precisar desistir de contratos, como a construção de três bunkers para a Transpetro.

“Fizemos investimentos pensando na cadeia de óleo e gás, mas eles não geraram os retornos esperados”, afirmou o executivo naquele momento, no fim de 2014.

A matriz da Superpesa fica na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, sendo que a empresa possui ainda uma filial em São Paulo e uma base de operações em Macaé, com atuação em três áreas prioritárias: transporte intermodal; marítima; e industrial. No portfólio de ativos do grupo, além das três unidades, há rebocadores, balsas, guindastes e outros equipamentos utilizados nos transportes logísticos de cargas especiais.

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