THIAGO BARRAL E PIETRO MENDES ASSUMIRÃO SECRETARIAS NO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

barralO novo governo vai, aos poucos, mudando os rostos que comandam o planejamento energético nacional. Nesta quinta-feira (8), o Ministério de Minas e Energia anunciou que o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral (foto), assumirá a Secretaria de Planejamento Energético da pasta. Ele será responsável por propor as diretrizes para elaboração de políticas públicas para o setor energético e coordenará a elaboração e implementação dos instrumentos do planejamento energético brasileiro.

Barral é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ).

Ele iniciou sua jornada na EPE em 2007 e estava na presidência da estatal de planejamento desde 2019. Atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. Também assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto dos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento de estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de Setembro de 2013 a setembro de 2016. O governo ainda não informou quem substituirá Barral na presidência da EPE.

peitro-mendesO Ministério de Minas e Energia também anunciou Pietro Mendes (foto à direita) como novo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter Pós-Graduação Executiva em Petróleo e Gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE).

Mendes é especialista em regulação e também concursado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Exerceu a função de assessor do Diretor-Geral e de Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, além de ter sido Diretor de Assuntos Jurídicos da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg). Pietro também foi Diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME.

gentil-nogueiraPor fim, o Ministério de Minas e Energia anunciou ainda Gentil Nogueira de Sá Junior (foto à esquerda) como Secretário de Energia Elétrica. O engenheiro mecânico é formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica e Análise de Impacto Regulatório (AIR), ambas pela UnB. Gentil Nogueira iniciou sua carreira em 2001, na indústria de fornecimento de equipamentos eletromecânicos para geração de energia elétrica.

De 2007 a 2016, atuou nas áreas de fiscalização da geração, regulação da geração e regulação econômica e de mercado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atuou também como superintendente adjunto de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) e em maio de 2019 assumiu a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) da Aneel.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of