TRADENER E COMPAGAS REALIZAM PRIMEIRA IMPORTAÇÃO DE GÁS NATURAL DA BOLÍVIA PARA ABASTECIMENTO DO PARANÁ

walfridoA comercializadora Tradener e a distribuidora do Paraná, a Compagas, alcançaram um novo marco no processo de abertura do mercado proporcionada pela Nova Lei do Gás. As empresas tornaram operacional o primeiro contrato de compra e venda de gás natural no âmbito da abertura do setor de gás, mediante importação do insumo da Bolívia para entrega a consumidores paranaenses.

Durante dez dias, as companhias realizaram um projeto-piloto, com suprimento de 10.000 metros cúbicos/dia, demonstrando a plena viabilidade operacional. “É uma operação complexa que até então envolvia apenas agentes estatais, e agora verificamos e implantamos todos os passos necessários para tornar realidade o Mercado Livre de Gás”, comemorou o presidente da Tradener, Walfrido Avila.

A operacionalização envolveu desde a aquisição do gás pela Tradener, da estatal boliviana YPFB, sua importação para o Brasil, transporte em gasoduto pelas empresas GTB, na Bolívia, e TBG, no Brasil, e entrega para a Compagas na região de Curitiba. A operação foi acompanhada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Contamos com a colaboração de todos, o que foi imprescindível para viabilizar esse grande passo na abertura de mercado e democratização do acesso pelos consumidores brasileiros a essa importante fonte energética, transformando a previsão legal em realidade em pouco mais de um ano”, completou Walfrido.

O volume importado foi definido devido à indisponibilidade de capacidade contratual de saída no gasoduto, virtualmente toda contratada anteriormente pela Petrobrás em contratos antigos de transporte. Ainda que existam dificuldades a serem enfrentadas até o país alcançar liquidez em um mercado livre de gás natural, a Tradener acredita que a materialização desse projeto piloto demonstra que a legislação é viável e estabelece as condições para avançar neste objetivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of