TURQUIA CONCLUIU LAJES DE CONCRETO PARA O SEGUNDO REATOR DA USINA NUCLEAR AKKUYU

wswswsswA JSC Akkuyu Nuklear anunciou a conclusão da concretagem das lajes de fundação dos edifícios do reator e da turbina na unidade 2 da usina nuclear de Akkuyu em construção na província de Mersin, no sul da Turquia. A planta de 4800 MWe compreenderá quatro reatores VVER1200 e deve atender cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia. O projeto é de US$ 20 bilhões e foi assinado em maio de 2010. Mais de 17.000 metros cúbicos de concreto foram despejados na fundação do prédio do reator. A área da laje de concreto é de 6.864 metros quadrados, enquanto sua altura e profundidade são de 2,6 metros e mais de 8 metros, respectivamente.

Um comunicado da empresa diz que “para garantir a resistência máxima da laje, a fundação contém 2.451 toneladas de vergalhões, o que equivale a um terço do peso de todas as estruturas metálicas da Torre Eiffel. Uma estrutura metálica rígida é usado para manter os vergalhões em suas posições especificadas”. O peso do prédio do reator totalmente operacional é de cerca de 470.000 toneladas, o que significa que a fundação “suportará de forma confiável um peso que é o dobro do maior navio de cruzeiro do mundo”, disse a empresa. A laje de fundação do edifício do reator também é “altamente resistente a terremotos.

Cerca de 3.200 toneladas de barras de aço de reforço estão embutidas na fundação do edifício da turbina, com 363 estruturas de suporte fornecendo reforço adicional à laje.  O edifício da turbina contém sistemas e equipamentos relacionados à geração de energia: a planta da turbina, o desaerador (o aparelho para purificação da água de gases residuais), bombas de água de alimentação e equipamentos auxiliares. O edifício da turbina é uma parte do circuito secundário onde a energia térmica do vapor é convertida em energia de rotação e depois em energia elétrica no gerador. Os requisitos de segurança do prédio da turbina são tão rigorosos quanto para qualquer outra instalação de NPP, embora o ambiente no circuito secundário não seja radioativo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of