UBRABIO IRÁ LANÇAR PLATAFORMA BRASILEIRA DE BIOQUEROSENE

Em evento dentro da agenda oficial da Rio+20, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosente (Ubrabio), vai lançar nesta terça-feira (19), a Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB). A plataforma faz parte de uma discussão sobre uma política de incentivo ao uso do bioquerosene na aviação.

O primeiro vôo abastecido com bioquerosene será da ponte aérea Rio – São Paulo, operado pela Gol Linhas Aéreas. A iniciativa marca também o lançamento do programa “Voando Verde, Dirigindo Verde”, que promoverá o uso do bioquerosone nos vôos comerciais durante a Copa do Mundo em 2014 e as Olimípiadas em 2016.

A iniciativa do lançamendo da PBB foi uma parceria entre a Boeing, Petrobrás Distribuidora, AirBP (distribuidora da British Petroleum), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Curcas. A última especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável.

Segundo estimativas da Ubrabio, com base em números de eventos anteriores, a aviação deve gerar entre 3 e 3,5 milhões de toneladas de CO². De acordo com o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés (foto, à esquerda), o bioquerosene pode reduzir estas emissões em até 80%, ajudando a cumprir a meta da International Air Transport Association de cortar pela metade as emissões do setor de aviação até 2050.

O bioquerosene é um combustível cuja tecnologia necessária para a produção já existe, além de não possuir nenhum entrave social e nem ecológico. Segundo Ferrés, o Brasil possui um papel importante na consolidação do combustível, porém, para que o combustível se dissemine, faltam políticas públicas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of