WÄRTSILÄ VAI FORNECER TRÊS USINAS TÉRMICAS A GÁS COM 150 MW DE POTÊNCIA

hakanO grupo finlandês de tecnologia Wärtsilä fornecerá ao Brasil três usinas a gás totalizando 150 MW de potência. A assinatura do contrato veio como resultado de um Leilão de Reserva de Capacidade organizado pelo Ministério de Minas e Energia em outubro. As usinas serão entregues em um cronograma acelerado (fast-track) e estão programadas para entrar em operação no segundo trimestre de 2022. A eletricidade produzida pelas usinas será fornecida à rede interligada nacional para garantir  confiabilidade do sistema em épocas de condições climáticas adversas. Os contratos incluem um total de 16 grupos geradores a gás Wärtsilä 20V34SG de partida rápida e flexível. Os projetos serão entregues em regime de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC) para as usinas existentes UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo e UTE Viana 1, além de uma nova usina UTE Povoação 1, todas localizadas no Espírito Santo.

As usinas a gás Wärtsilä operam com gás natural. Elas apresentam alta eficiência em qualquer carga, fornecendo níveis de eficiência da planta de até 50 % em ciclowartsila simples e até 54 % em ciclo combinado. Sua flexibilidade é destacada pelo fato de que podem atingir a potência total minutos após o sinal de partida, o que é um benefício essencial em sistemas que desejam integrar níveis mais elevados de energia renovável. As usinas elétricas flexíveis com motores a gás Wärtsilä podem utilizar gás natural, GLP, combustíveis sintéticos e biogás. As centrais elétricas que funcionam inicialmente com gás natural podem passar a funcionar com combustíveis descarbonizados sustentáveis à medida que essas fontes se tornam disponíveis. Esse recurso, à prova de futuro, alivia o risco dos investimentos feitos hoje se tornarem ativos obsoletos mais tarde.

“Nossa presença no Brasil é longa e sólida. Com estes projetos estamos nos aproximando da importante marca de 3 GW de base instalada no país e continuamos atendendo às demandas de nossos clientes. Oferecemos a melhor tecnologia da categoria para otimização de energia. A alta eficiência dos motores Wärtsilä, com seus rápidos aumentos de potência, em questão de minutos em vez de horas ou dias, fornecem a flexibilidade e confiabilidade necessárias no mercado de energia de hoje, que está se voltando cada vez mais para as energias renováveis”, disse Håkan Agnevall, Presidente e CEO da Wärtsilä Corporation.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano
Visitante
Luciano

Como faço para trabalhar na usina, termoelétrica