WESTINGHOUSE AMPLIA FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA AS USINAS DA UCRÂNIA

swswswsA Westinghouse Electric Company assinou um contrato com a Energoatom, da Ucrânia, para o fornecimento de combustível VVER-440 para a central nuclear de Rovno.  A companhia também assinou uma Carta de Intenções para explorar mais a localização da produção de componentes de montagem de combustível na Ucrânia. A assinatura desses dois documentos teve a presença do  presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O combustível Westinghouse VVER-1000 já está em operação em seis reatores nucleares na Ucrânia. Ao fornecer combustível para unidades adicionais, a Westinghouse fornecerá mais da metade das unidades de reatores da Ucrânia.

O Presidente e CEO da Westinghouse, Patrick Fragman (foto principal), disse que “com este importante acordo, estendemos ainda mais nosso compromisso com a segurança energética da Ucrânia e nos concentramos em melhorar ainda mais a excelência operacional de sua frota nuclear”. Ele ainda complementou que “a SWSWSWestinghouse espera continuar a apoiar a Energoatom em outras áreas de especialização como um parceiro estratégico global.”

Em um comunicado, a Westinghouse disse que esta última geração de conjuntos de combustível “oferece economia de combustível superior, intervalos de reabastecimento substancialmente estendidos, excelente desempenho e confiabilidade atendendo a altos padrões de segurança e qualidade”. O CEO da Energoatom, Petro Kotin (foto à esquerda), declarou: “Estamos dando mais um passo em nossa necessidade conjunta de continuar a melhorar o desempenho de nossas fábricas e diversificar nosso fornecimento. Esta é uma decisão importante não só para a Ucrânia, mas para todos os países do wwswwscontinente europeu com VVER -440 unidades”.

Para lembrar, a Ucrânia e os Estados Unidos assinaram um acordo intergovernamental em 2000, segundo o qual foi iniciado um projeto de qualificação de combustível nuclear de fabricação americana para usinas ucranianas. A Westinghouse começou a fornecer combustível para a Ucrânia em 2005, quando seis conjuntos de combustível piloto fabricados foram carregados no reator da unidade 3 do Sul da Ucrânia. Em 2010, outras 42 barras de combustível foram carregadas na unidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of