AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA VÊ VENDAS DE CARROS ELÉTRICOS EM FORTE CRESCIMENTO NESTE ANO

fatih-birolO crescimento das vendas globais de carros elétricos ganhou novos desdobramentos. Depois de baterem recordes no ano passado, as aquisições de veículos do tipo também estão em crescimento em 2022. A constatação é da Agência Internacional de Energia (AIE), que lançou nesta semana uma nova edição do estudo Global Electric Vehicle Outlook. Contudo, para garantir o crescimento futuro, a AIE acredita que serão necessários mais esforços para diversificar a fabricação de baterias e suprimentos minerais essenciais, reduzindo os riscos de gargalos e aumentos de preços. De acordo com a agência, as vendas de carros elétricos (incluindo híbridos totalmente elétricos e plug-in) dobraram em 2021 para um novo recorde de 6,6 milhões. Já neste mesmo, mesmo com todas as tensões nas cadeias de suprimentos globais, as vendas continuaram subindo fortemente em 2022, com 2 milhões de carros elétricos vendidos em todo o mundo no primeiro trimestre, um aumento de três quartos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Poucas áreas da nova economia global de energia são tão dinâmicas quanto os veículos elétricos. O sucesso do setor em estabelecer novos recordes de vendas é extremamente encorajador, mas não há espaço para complacência”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. “Os formuladores de políticas, executivos do setor e investidores precisam estar altamente vigilantes e engenhosos para reduzir os riscos de interrupções no fornecimento e garantir o fornecimento sustentável de minerais críticos. Sob seu novo mandato ministerial, a AIE está trabalhando com governos de todo o mundo sobre como gerenciar estrategicamente os recursos de minerais críticos que são necessários para veículos elétricos e outras tecnologias-chave de energia limpa”, acrescentou.

posto-de-recarga-de-carro-eletrico-na-china-1498084614187_v2_450x337Em mercados como Brasil, Índia e Indonésia, menos de 0,5% das vendas de carros são elétricos. Apesar do movimento tímido nesses países, as coisas estão em ritmo um pouco mais acelerado em outras nações. Na China, as vendas de carros elétricos quase triplicaram em 2021 para 3,3 milhões, representando cerca de metade do total global. As vendas também cresceram fortemente na Europa (aumentando 65% para 2,3 milhões) e nos Estados Unidos (mais que dobrando para 630 mil). Os carros elétricos chineses são tipicamente menores do que em outros mercados. Juntamente com custos de fabricação mais baixos, isso reduziu significativamente a diferença de preço em relação aos carros tradicionais. O preço médio de um carro elétrico na China era apenas 10% superior ao das ofertas convencionais, em comparação com a média de 45% a 50% em outros grandes mercados. Por outro lado, as vendas de carros elétricos estão atrasadas na maioria das economias emergentes e em desenvolvimento, onde apenas alguns modelos estão disponíveis e a preços inacessíveis para os consumidores do mercado de massa.

O apoio político sustentado tem ajudado a manter as fortes vendas de carros elétricos em muitos mercados. Os gastos públicos gerais em subsídios e incentivos dobraram em 2021, totalizando quase US$ 30 bilhões. Um número crescente de países tem metas ambiciosas de eletrificação de veículos para as próximas décadas, e muitas montadoras têm planos de eletrificar suas frotas que vão além das metas políticas. Cinco vezes mais modelos de carros elétricos estavam disponíveis globalmente em 2021 do que em 2015, e o número de modelos disponíveis chegou a 450 até o final de 2021.

carro eletricoNo curto prazo, os maiores obstáculos para a continuidade das fortes vendas de veículos elétricos são os preços crescentes de alguns minerais essenciais essenciais para a fabricação de baterias, bem como as interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelo ataque da Rússia à Ucrânia e pelos contínuos bloqueios do Covid-19 em algumas partes da China. A longo prazo, são necessários maiores esforços para implantar infraestrutura de carregamento suficiente para atender ao crescimento esperado nas vendas de carros elétricos”, diz a AIE.

O lítio, mineral crucial para baterias de carros, está sete vezes mais caro em maio de 2022 em comparação com o patamar registrado no início de 2021. Os valores do cobalto e do níquel também aumentaram. Assim, o custo das baterias pode aumentar em 15% se esses preços permanecerem nos níveis atuais, o que reverteria vários anos de declínio. A invasão da Ucrânia pela Rússia criou mais pressões, já que a Rússia fornece 20% do níquel global para baterias.

Os governos da Europa e dos Estados Unidos promoveram políticas industriais voltadas para o desenvolvimento doméstico das cadeias de suprimentos de veículos elétricos, já que mais da metade de toda a capacidade de processamento e refino de lítio, cobalto e grafite está localizada na China. Além disso, a China produz três quartos de todas as baterias de íons de lítio e tem 70% da capacidade de produção de cátodos e 85% de ânodos, ambos componentes essenciais das baterias. Mais da metade de todos os carros elétricos em 2021 foram montados na China, e o país está pronto para manter seu domínio de fabricação”, concluiu a agência.

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