GOVERNO TIRA JOSÉ MAURO COELHO DA PETROBRÁS E NOMEIA CAIO MÁRIO ANDRADE COMO NOVO PRESIDENTE DA COMPANHIA

Caio-Mario-Paes-de-Andrade-202008213Durou pouco mais de um mês a gestão de José Mauro Coelho à frente da Petrobrás. Como já era esperado pelo mercado, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu a sua promessa de “mexer nas peças do tabuleiro” da empresa. O Ministério de Minas e Energia acaba de anunciar, no final da noite de hoje (23), que Coelho deixará o comando da petroleira. Em seu lugar, o governo decidiu convidar Caio Mário Paes de Andrade (foto) para assumir o posto.

O novo presidente da Petrobrás é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University. Em seu currículo, não consta passagens em atividades ligadas ao setor de óleo e gás. Ainda assim, o Ministério de Minas e Energia disse que o novo indicado “reúne todas as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe”.

Andrade liderou a construção de três empresas do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação. Em 2019, passou da iniciativa privada para a área pública, assumindo a presidência da SERPRO até agosto de 2020. Naquele mês, ele foi escolhido para assumir a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Caio Andrade será o quarto presidente da petroleira desde o início do governo Bolsonaro. Antes dele, passaram pelo comando da empresa o economista Roberto Castello Branco, o general Joaquim Silva e Luna e, mais recentemente, o engenheiro José Mauro Coelho. Atrás de todas essas mudanças está a política de preços de combustíveis da companhia, tema particularmente sensível para Bolsonaro, especialmente em ano eleitoral.

No primeiro trimestre do ano, a Petrobrás lucrou R$ 44,5 bilhões, algo que Bolsonaro classificou como “estupro”. Na noite da divulgação do resultado financeiro da companhia, o presidente chegou a fazer um apelo para que Coelho e o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, não fizessem novos reajustes no diesel. Poucos dias depois, a Petrobrás anunciou uma alta de quase 9% no preço do produto. Na sequência, foi anunciada a saída de Albuquerque do governo.

3
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
LucianoUbiratanIvan Salerno de Moura Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivan Salerno de Moura Filho
Visitante
Ivan Salerno de Moura Filho

Nesse ritmo, ainda há chance para, no mínimo, 6 novos presidentes da empresa até o fim do ano. Quero entrar nessa fila. Me coloco à disposição do governo federal e da Petrobras.

Ubiratan
Visitante
Ubiratan

O negócio é desatar o nó q o PT fez na Petrobrás.

Luciano
Visitante
Luciano

Desatar o nó… Hum, vai acreditando nisso, inocente! Na verdade está atando um nó de marinheiro.