ANP PRORROGA PRAZO EXPLORATÓRIO DE BLOCOS DA EXXONMOBIL EM SERGIPE-ALAGOAS E CAMPOS

ALBERTO FERRINA Agência Nacional do Petróleo (ANP) prorrogou o primeiro período exploratório de quatro blocos da americana ExxonMobil no Brasil. A medida valerá para as áreas SEAL-M-575, SEAL-M-637 e SEAL-M-505, na Bacia de Sergipe-Alagoas; e também para o bloco C-M-789, na Bacia de Campos. A prorrogação de prazo foi concedida dentro do âmbito da Resolução ANP nº 815/2020, que faculta a prorrogação pelo período de nove meses de determinados prazos contratuais previstos para a Fase de Exploração.

Segundo uma atualização publicada pela agência em seu site, o primeiro período exploratório dos três blocos da ExxonMobil na Bacia de Sergipe-Alagoas foi ampliado de 14 de fevereiro de 2027 para 14 de novembro de 2027. Enquanto isso, o prazo do primeiro período exploratório do bloco de Campos foi prorrogado de 11 de setembro de 2025 para 11 de junho de 2026.

exxonOs blocos SEAL-M-575, SEAL-M-637 e SEAL-M-505 foram adquiridos pela Exxon em 2019, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente. A companhia americana tem 50% de participação e operação das áreas, em parceria com Enauta (30%) e Murphy (20%). Esses blocos estão próximos a outras áreas exploratórias que pertencem ao mesmo consórcio. Como noticiamos, em março deste ano, a Exxon anunciou que o primeiro poço perfurado pela companhia em Sergipe-Alagoas, no bloco SEAL-M-428 (prospecto Cutthroat), terminou sem a ocorrência de hidrocarbonetos.

A petroleira dos EUA teve um pouco mais de sorte no caso do bloco da Bacia de Campos. Em julho do ano passado, a empresa declarou que encontrou indícios de petróleo e gás no bloco C-M-789, em lâmina d’água de 2.681 metros. A descoberta foi realizada no poço 1-EMEB-1A-RJS (também chamado de Opal-1A).

Recentemente, a ExxonMobil revelou mudanças em seu comando no Brasil. O executivo Alberto Ferrin (foto principal) foi anunciado como novo presidente da petroleira no país. “O Brasil continua sendo um país estratégico para a ExxonMobil globalmente. Em 2024, daremos início à fase de produção do campo de Bacalhau, com os nossos parceiros Equinor, Petrogal e PPSA. Continuamos, também, buscando oportunidades que tenham valor agregado na área de exploração. Nossa maior força é a nossa gente. Temos um time de primeira linha. Me sinto orgulhoso em representar e liderar a nossa força de trabalho”, declarou o novo presidente da companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of