ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS REVELA REAJUSTE DE 7,27% NO QUEROSENE DE AVIAÇÃO

Edu-Sanovicz-e1591899213738Sem qualquer alarde, a Petrobrás fez um reajuste no preço do querosene de aviação (QAV) no último dia 1º. A notícia veio a público somente nesta sexta-feira (4), após um comunicado da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O reajuste foi registrado no site da petroleira, mas não foi divulgado para a imprensa. Segundo a Abear, com o reajuste desta semana, o QAV agora soma uma alta acumulada de 58,8% no ano. O combustível responde por cerca de 40% dos custos totais de uma companhia aérea.

O reajuste no preço do QAV mantém um cenário extremamente difícil para as empresas aéreas e é um tema de constante preocupação para nós e para todo o setor, pois representa quase metade dos custos da operação”, declarou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, em nota.

A associação defendeu ainda uma revisão do modelo de precificação do QAV, já que 90% do combustível é produzido no Brasil, mas o preço estaria no patamar de um produto importado, de acordo com a Abear. A entidade finalizou dizendo que o cenário atual de intensa volatilidade ainda traz muitos desafios para a aviação brasileira. “Além do QAV, a cotação do dólar também impacta os resultados das empresas, indexando cerca de 50% dos custos do setor”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of