PRODUÇÃO AMERICANA DE PETRÓLEO DE XISTO DEVE DESACELERAR ESTE ANO

barril petroleoO baixo valor do barril do preço de petróleo está levando os produtores de petróleo de xisto nos Estados Unidos a reavaliar suas atividades. A EOG Resources, maior produtora de petróleo de xistos nos EUA, apontou que seu rápido crescimento de produção nos últimos anos deve cessar ainda este ano.

Durante uma teleconferência com analistas, a companhia disse estar “optando intencionalmente por retornos em detrimento de crescimento”. No entanto, há ainda uma expectativa de que, caso o barril do petróleo volte a custar cerca US$ 65 até 2016, um crescimento de dois dígitos na produção de petróleo de xisto pode voltar a ocorrer.

A empresa está cortando seus gastos de capital em cerca de 40%, neste ano, evitando explorar ao máximo suas reservas para não vender muito de seu petróleo em um momento desvalorizado da commoditie, que pode ser apenas uma fase passageira.

Outras empresas do ramo também estão adotando medidas parecidas com as da EOG, como a Devon Energy, que também está desacelerando seu crescimento na produção de petróleo, e a Noble Energy, que anunciou um corte de gastos de capital de 40% neste ano e expectativa de crescimento em sua produção de petróleo nos Estados Unidos de apenas 4% neste ano ante 2014.

A atual conjuntura do petróleo de xisto americana é bastante diferente da de 2014, quando o crescimento de produção foi de 33%. A EOG estima produzir de 264 mil a 293 mil barris por dia este ano, quase o mesmo que a média de 282 mil barris por dia do ano passado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of