BOLSONARO DEMITE SILVA E LUNA DA PRESIDÊNCIA DA PETROBRÁS E INDICA ADRIANO PIRES PARA ASSUMIR A EMPRESA

piresConfirmando informações que circulavam nos bastidores do mercado desde o final da tarde de hoje, o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, deixará o comando da estatal. Para seu lugar, o presidente Jair Bolsonaro indicou Adriano Pires (foto), sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Adriano Pires é graduado em Economia, e possui Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII. No CBIE, coordena projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural. Além disso, ele foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp.

silva e luna

Silva e Luna deixará a presidência da Petrobrás

O novo presidente da Petrobrás atuou ainda como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural no órgão regulador.

A situação de Silva e Luna no comando da Petrobrás já parecia insustentável, com as severas e seguidas críticas feitas por Bolsonaro à Petrobrás e à política de preços da empresa. O tema é bastante sensível ao Presidente da República, especialmente em ano eleitoral. Bolsonaro se queixa há tempos dos reajustes feitos pela petroleira, particularmente o último, anunciado no início deste mês.

Pires foi indicado para compor o Conselho de Administração da Petrobrás, condição precedente para que possa assumir a presidência da estatal. Como já noticiamos, Bolsonaro já havia indicado Rodolfo Landim para a presidência do colegiado. A composição do novo Conselho de Administração será confirmada em Assembleia Geral Ordinária da petroleira, no próximo dia 13.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Stefano SacchiMário Wilson Nunes de Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mário Wilson Nunes de Oliveira
Visitante
Mário Wilson Nunes de Oliveira

Boa matéria é direta ao ponto. Creio que a solução não passa exclusivamente pela troca de comando na estatal por se tratar de algo mais abranger, porém , se a intenção não é gerar a na população a expectativa de solução de curto prazo eu valida a ação. Algo precisa ser feito, sem dúvidas.

Stefano Sacchi
Visitante
Stefano Sacchi

Tem que decidir:
Estatal responde ao acionista Estado.
Empresa de capital aberto responde aos acionistas.
Estatal pode vender a preços politicos, extrair um barril custa 12 dolares, mais o custo do refino e o lucro faz custo X.
Empresa de capital aberto cotada na bolsa de valores que quer acesso a financiamento barato deve remunerar os acionistas e vender a preço de mercado.
Não adianta demitir Presidente se o mandato não muda, é populismo barato.