BRASIL PLANEJA CHEGAR A 2030 COM PARTICIPAÇÃO DE 30% DE COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

jose-mauroO secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, disse que a participação dos combustíveis limpos no país deve crescer dos atuais 25% para 30% em 2030. Segundo Coelho, o crescimento se dará por conta do Renovabio e também do recém-lançado programa Combustível do Futuro.

Lançado em abril, o programa visa elevar a fatia de combustíveis renováveis e de baixo teor de emissões na matriz brasileira, além de mirar também no desenvolvimento de tecnologias veiculares nacionais. “O Brasil avançou muito nos veículos Flex Fuel, na utilização dos biocombustíveis. Nesse período de transição energética temos de desenvolver ainda mais essa tecnologia veicular”, disse José Mauro, durante o programa de rádio “A Voz do Brasil”.

O secretário afirmou também que o mercado de biocombustíveis já tem forte presença no transporte de cargas, por meio do consumo de biodiesel. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel no mundo. No último ano, o país consumiu 6,4 bilhões de litros do combustível.

José Mauro citou ainda outras opções de combustíveis disponíveis no mercado para o transporte de cargas, como o diesel verde, gás natural e o biometano. Ele acrescentou ainda que, por meio do meio do Combustível do Futuro, o objetivo é desenvolver novas opções de combustíveis para o setor aéreo e aquaviário.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of