CNPE LANÇARÁ NESTE MÊS DIRETRIZES DO PROGRAMA NACIONAL DE HIDROGÊNIO

cnpe

Próxima reunião do CNPE deve aprovar as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio

O governo de olho em um futuro onde o Brasil pode ser protagonista. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar, ainda neste mês, uma resolução que trata das diretrizes para um Programa Nacional de Hidrogênio. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o nosso país tem potencial e vocação para gerar hidrogênio verde de forma competitiva, já que conta com 83% de fontes renováveis em sua matriz elétrica. O hidrogênio verde, como se sabe, é totalmente produzido a partir de geração limpa.

Nesta quarta-feira (14), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou do primeiro Congresso de Hidrogênio para a América Latina e Caribe (H2LAC-2021). O objetivo do evento foi discutir a consolidação da economia do hidrogênio na região. A América Latina, e o Brasil principalmente, podem tomar a dianteira nesse mercado, tanto para exportação quanto para atender às demandas internas, contribuindo para a descarbonização das matrizes dos países da região.

De acordo com o Diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do MME, André Osório, a ideia é aproveitar o momento para pautar publicamente o tema do hidrogênio, de forma sistematizada, para criar um arcabouço legal para a fonte no país.

A ideia de um plano nacional de hidrogênio já estava sendo avaliada e estudada nos bastidores do governo. Conforme já noticiamos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou recentemente uma nota técnica abordando os aspectos conceituais e fundamentais para construção de um planejamento nacional para o combustível. De acordo com o órgão, o Brasil precisa consolidar e formalizar a estratégia nacional em um plano de ação específico do governo federal em relação ao combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of