DIVULGADAS AS DIRETRIZES PARA O LEILÃO DE RESERVA DE CAPACIDADE DE 2021, MARCADO PARA DEZEMBRO

Linha de transmissãoO Ministério de Minas e Energia (MME) publicou hoje (18) no Diário Oficial da União as diretrizes do próximo leilão de contratação de reserva de capacidade de 2021, marcado para o dia 21 de dezembro. O certame visa garantir a continuidade do fornecimento de eletricidade no país e irá contratar empreendimentos de geração termelétricos, novos e existentes, com início de suprimento de potência a partir de julho de 2026. A entrega da energia desses projetos está prevista para janeiro de 2027.

Para o certame, será permitida a participação de empreendimentos cujo Custo Variável Unitário (CVU) seja inferior a R$ 600,00/MWh. Segundo o MME, o limite está acima de valores praticados nos leilões recentes de energia visando o atendimento a demandas de ponta.

“Poderão se mostrar viáveis soluções de geração com custos variáveis elevados, mas custos fixos reduzidos, resultando em menor custo final para o consumidor”, explicou a pasta. “O maior teto para o CVU, dessa forma, permite maior oferta e competição no leilão, com disputa que resulte em redução dos custos fixos, beneficiando o custo final para os consumidores”, acrescentou. A portaria completa com as diretrizes do leilão está disponível neste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of