EDSON FACHIN É ESCOLHIDO PARA RELATORIA DA LAVA JATO NO SUPREMO

Edson FachinA relatoria da Lava Jato já tem novo dono no Supremo Tribunal Federal (STF). É o ministro Edson Fachin, que na quarta (1) assumiu a vaga na segunda turma do tribunal, aberta após a morte de Teori Zavascki, e nesta quinta-feira (2) foi o escolhido, por meio de sorteio eletrônico, para assumir a responsabilidade.

A questão vinha gerando muita expectativa entre políticos e a sociedade, já que alguns dos ministros da segunda turma têm posturas menos cautelosas do que a de Zavascki, e temia-se uma mudança de rumo na forma de trabalho em relação à operação. No entanto, Fachin era um nome visto com menos resistência pelas instituições envolvidas nas investigações, sendo inclusive o preferido do Ministério Público.

Atualmente, cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato tramitam no STF, e o sorteio se deu entre os cinco ministros da segunda turma, que inclui ainda Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Agora, Fachin dará continuidade aos trabalhos pós-homologação das delações da Odebrecht, que foi realizada pela presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, em caráter de emergência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of