ELETROBRÁS INAUGURA CENTRO DE INTELIGÊNCIA PARA MEDIR CONSUMO E REDUZIR PERDAS COM DISTRIBUIDORAS

josé da costa carvalho netoEm um cenário de prejuízos sem precedentes, a Eletrobrás agora aperta o cinto e investe em políticas para reduzir custos. A estatal inaugurou nesta semana, em Brasília, o novo Centro de Inteligência da Medição (CIM), projeto que tem como objetivo monitorar o consumo de energia para evitar perdas de suas distribuidoras com erros ou fraudes. Direcionada a atividades nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima, a unidade integra a iniciativa de Infraestrutura de Medição Avançada (AMI), que foca na otimização de operações e deverá receber um total de R$ 247 milhões em investimentos da empresa até março de 2017.

Com o novo centro, os dados de medição serão coletados em todas as unidades consumidoras atendidas na área de concessão, tanto em alta quanto em média tensão. As informações então deverão ser enviadas a uma rede de comunicação integrada ao projeto e aos Centros de Supervisão Regionais (CSRs), que serão responsáveis por interpretar os dados e apontar potenciais falhas de medição.

De acordo com o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto (foto), as subsidiárias distribuem hoje 20 GWh e apresentam perdas de até 3 GWh, sendo a maior parte delas não reconhecida nas tarifas. Segundo ele, as mudanças implantadas permitirão reduzir as perdas comerciais e a inadimplência no segmento. “Esse conjunto de medidas representa até R$ 1 bilhão de receita adicional para as distribuidoras”, afirma o executivo.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (27), a Eletrobrás diz que a medida tem como objetivo “aumentar receitas, otimizar os custos operacionais, melhorar a qualidade dos serviços prestados e diminuir o nível das perdas de energia”. Os investimentos na infraestrutura de medição integram o Projeto Energia+ da empresa, que vem apostando no aprimoramento de suas operações para reduzir perdas em meio à crise.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of