ELETRONUCLEAR TRABALHA EM DIFERENTES FRENTES PARA AUXILIAR ANGRA A MITIGAR OS EFEITOS DAS FORTES CHUVAS

2Em meio às chuvas que castigaram Angra dos Reis no último final de semana, a Eletronuclear tem trabalhado junto com autoridades para mitigar os estragos causados por deslizamentos de terra. Uma das principais linhas de atuação da empresa está na desobstrução das estradas da região. As equipes de infraestrutura da estatal vêm se esforçando 24h por dia para devolver as condições de tráfego à BR-101 e à RJ-155.

Para lembrar, Angra dos Reis e Paraty registraram volumes históricos de chuvas no último final de semana, o que ocasionou deslizamentos em vias importantes da Costa Verde. A BR-101, principal rodovia de Angra dos Reis, foi uma das rodovias mais atingidas pela chuva. Por isso, o prefeito Fernando Jordão chegou a sugerir que as usinas nucleares fossem desligadas, com o receio de que o chamado Plano de Emergência Externo (PEE) não pudesse ser executado por conta da queda de barreiras nas estradas.

1O PEE é um plano de resposta a ser executado em caso de emergências na central nuclear de Angra dos Reis. A Eletronuclear, por sua vez, explicou que se fosse necessária, a evacuação de trabalhadores da companhia e da população seria feita pela BR-101 RJ Sul, tanto no sentido de Angra dos Reis quanto no de Paraty.

Acontece que os pontos de obstrução total verificados na estrada estão há mais de 60 km da central nuclear, fora das Zonas de Planejamento de Emergência (ZPE) previstas no PEE. Adicionalmente, o caminho na direção de Paraty localizado dentro das ZPE está desobstruído. “A Eletronuclear salienta ainda que desligar Angra 1 e 2 não teria nenhum efeito prático para a segurança de Angra dos Reis e Paraty, mas privaria a matriz elétrica de 2 gigawatts de potência, que são extremamente necessários para o país”, afirmou a empresa.

3A companhia também tem prestado apoio à população afetada e às equipes que trabalham nos regastes às vítimas. No final de semana, a empresa forneceu alimentação para os bombeiros que atuaram na emergência. No sábado e domingo, foram 150 lanches, 150 almoços e 100 jantares. Nos próximos fins de semana, até o término da operação, a empresa vai oferecer 100 refeições em cada horário.

Outra iniciativa é o Programa de Voluntariado da Eletronuclear “Irradiação”, pelo qual a empresa está participando de uma campanha de arrecadação de donativos para a população afetada pelas chuvas. Quatro postos de coleta foram instalados. O primeiro fica na sala da Assessoria de Responsabilidade Socioambiental (ARS.P) em Itaorna. Já o segundo fica situado no escritório da Coordenação de Comunicação Institucional (CI.P), na vila residencial de Mambucaba. As doações também podem ser entregues no Cineteatro Praia Brava e no Observatório Nuclear.

A iniciativa recebeu o apoio do Programa Eletrobras de Voluntariado, que está recolhendo doações para Angra dos Reis e Paraty no 15º andar da sede da empresa, localizada no edifício Mario Bhering, no Centro do Rio de Janeiro. Veja abaixo mais detalhes sobre como doar:

4

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of