EPE HABILITA 802 PROJETOS DE GERAÇÃO PARA O LEILÃO A-5

aerogeradores-parque-eolico-chesf-bahiaEnquanto a indústria energética sofre com impactos da crise econômica, o mercado segue trazendo bons resultados para a expansão das fontes renováveis e a expectativa é de otimismo pelos próximos anos. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 802 projetos de geração para o leilão A-5 2016, que acontecerá no próximo dia 29, com principal foco sobre empreendimentos eólicos, que somam 693 projetos aprovados. O certame, que irá contratar energia elétrica para ser fornecida a partir de 2021, deve somar ofertas com uma capacidade total de 29.628 MW, dos quais 17.131 MW derivam de novas plantas eólicas.

Mais uma vez, o protagonismo passa para o mercado de energias renováveis. O leilão, que deve acontecer este mês após três adiamentos, contará com a participação de duas hidrelétricas, somando 11 MW, além de 52 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), 40 termelétricas a biomassa, nove termelétricas a gás natural, cinco termelétricas a carvão e uma termelétrica a biogás.

O certame, inicialmente previsto para março, passou recentemente por um adiamento com o objetivo de ser realizado após o leilão de linhas de transmissões, que aconteceu esta semana e influencia diretamente o investimento em novas fontes energéticas no país. Com a venda dos novos projetos no A-5, o governo deverá oferecer contratos em modalidades de 20, 25 e 30 anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of