ESTADOS UNIDOS INVESTIGAM CRIMINALMENTE A PETROBRÁS

Departamento de Justica EUADepois de entrar na mira das autoridades do mercado financeiro americano, a Petrobrás passou a ser investigada agora criminalmente pelos Estados Unidos, a partir de uma ação do Departamento de Justiça do país norte-americano, de acordo com o jornal britânico Financial Times. A Securities and Exchange Commission (SEC), que regula o mercado de capitais por lá, já havia iniciado um inquérito civil há algumas semanas, o que levou inclusive a Petrobrás a contratar escritórios especializados para apurações internas.

O mais recente desdobramento da influência internacional foi o pedido da auditoria externa PWC para que o presidente da Transpetro fosse afastado. Apesar de estar há mais de 10 anos à frente da subsidiária, o afilhado político de Renan Calheiros, Sergio Machado se licenciou do cargo, a princípio por 31 dias, mas seu afastamento permanente já foi dado como certo, em função da citação a ele feita pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, que disse ter recebido R$ 500 mil das mãos de Machado.

O foco das novas investigações americanas se dá em torno das ações tomadas pela Petrobrás e do comportamento de seus funcionários, para avaliar se houve violações da lei anticorrupção que vigora no país. Intermediários e empresas fornecedoras também estão no foco das novas apurações.

As novas investigações são desdobramentos do mega esquema apurado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, que já conseguiram a adesão de quatro integrantes para o regime de delação premiada e vêm aprofundando cada vez mais a coleta de informações, com citações a dezenas de parlamentares brasileiros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of