INDÚSTRIA DEBATE EXPANSÃO DA MALHA BRASILEIRA DE DUTOS NO SEGUNDO DIA DO RIO GAS & POWER FORUM

André Pompeo do Amaral MendesNesta quarta-feira (25), a 6ª edição do Rio Gas & Power Forum terá seu primeiro dia de debates com executivos do mercado de gás e energia. Após a realização de um workshop na terça-feira (24), representantes de diversas empresas e organizações da cadeia de gás e energia se reunirão no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, para analisar o atual momento da indústria, as barreiras técnicas, políticas e ambientais e discutir as perspectivas futuras para o setor.

A primeira atividade do dia será moderada por Pedro Camarota, diretor no Brasil da Wood Mackenzie, às 9:15h, com participação do gerente geral de marketing da Petrobrás, Carlos Augusto Pereira, da assessora de diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Heloise da Costa e do especialista de mercado de petróleo e gás do Sistema Firjan, Renata van der Haagen. Os convidados discutirão como o Brasil vem atraindo novos players para o mercado de gás e energia, qual a visão do governo para o setor, quais direções devem ser tomadas e farão uma análise sobre o futuro do mercado no país, além de debater como a queda do petróleo pode afetar a indústria de gás e energia.

Após um breve intervalo, às 11h, será realizado o painel de discussão “Qual é o papel do gás no mercado de energia do Brasil e de onde virá o abastecimento futuro?”. Nele, serão analisados os futuros projetos de gás onshore do Brasil e como é possível impulsionar seu desenvolvimento, bem como maneiras de atrair investimentos internacionais e desenvolver as reservas de gás onshore nacionais. Outro ponto que será discutido no painel é o futuro do gás não convencional, além da questão da viabilização do uso do gás proveniente do pré sal. A moderação será feita pelo diretor de pesquisa do instituto de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contará com a participação do superintendente de gás da Cemig, Roberto Ferreira Borges, do gerente sênior executivo da Ernest & Young, Ian Craig, entre outros.

Na parte da tarde, às 14h, o presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães, junto ao gerente de gás, petróleo e cadeia produtiva do BNDES, André Pompeo do Amaral Mendes (foto), ao diretor de planejamento e regulação da Gas Natural Fenosa, Sergio Soares, e ao diretor comercial da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil, Jorge Abrahão Hijjar, debaterão a expansão da rede de gasodutos do país e que infra-estrutura é necessária para atender a demanda de gás no interior e em locais remotos. O Plano de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat) também será analisado, bem como o quadro regulatório para a distribuição de gás e desenvolvimentos de infraestrutura. O moderador será Eric Eyberg, diretor na América Latina da Wood Mackenzie.

A última atividade do dia começa às 16h, e consistirá de uma sessão de mesas redondas, com quatro tópicos de discussão a serem abordados: “Demanda de energia – Qual o papel do gás em atender à crescente demanda de energia no Brasil?”; “Conteúdo Local – Como as empresas têm cumprido os requerimentos de conteúdo local e quais são os seus desafios?”; “Oportunidades de Investimentos – O que é necessário para impulsionar o investimento e gerar concorrência de mercado no setor de energia do Brasil?”; e “GNL – Como garantir que projetos de abastecimento de GNL terão sucesso no Brasil e no resto do Cone Sul?”. As mesas serão lideradas respectivamente pelo gerente na América Latina da Caterpillar Energy Solutions, Gaston Aragon; pelo superintendente da ONIP, Alfredo Renault; pelo sócio da A.T. Kearney, Dario Gaspar; e pelo diretor de operações da Excelerate Energy, Edward Scott.

A programação completa desta quarta-feira e de todo o evento pode ser conferida no site do Rio Gas & Power Forum, clicando aqui.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of