FPSO CIDADE DE ITAGUAÍ JÁ ESTÁ NO CAMPO DE LULA

fpsoA produção de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos terá números mais altos que os do último relatório de produção da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O FPSO Cidade de Itaguaí já está ancorado na área de Iracema Norte, no campo de Lula. A previsão é que neste trimestre o navio-plataforma retire o primeiro óleo.

A embarcação está ancorada a 240 km do litoral do Rio de Janeiro, em profundidade d’água aproximada de de 2.240 metros, e tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de   gás natural por dia. Oito poços produtores e nove injetores serão ligados ao navio.

A capacidade de armazenamento do FPSO chega a 1,6 milhão de barris de petróleo e capacidade de injeção de 264 mil barris de água por dia. Todo o gás produzido no navio será exportado para terra via gasoduto submarino.

A embarcação conta com conteúdo local de 65%, e 12 dos seus módulos foram construídos no Brasil – 10 na Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ) e dois na unidade da Schahin, em São Sebastião (SP). A integração dos módulos foi realizada no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.

O navio-plataforma foi contratado junto ao consórcio Schahin/Modec, responsável pela conversão do casco, construção e integração dos módulos e pela operação da unidade. A área em que o FPSO irá operar fica no bloco exploratório BM-S-11, onde a Petrobrás é líder e operadora do consórcio com 65% dos ativos. São sócias a BG E&P Brasil, com 25%, e Petrogal Brasil, com os 10% restantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of