INCÊNDIO REDUZ PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO CANADÁ E CAUSA NOVA ALTA NO PREÇO DO BARRIL

Alberta-fire-restrictionsO momento é de tensão no Canadá e os efeitos já começam a ser sentidos no mercado internacional. Afetado desde o início da semana por um incêndio de grandes proporções na província de Alberta, que já levou à evacuação de 90 mil pessoas, o país reduziu um terço de sua produção de petróleo e acabou por impulsionar uma nova alta no preço do barril, que subiu para faixa dos US$ 45 nesta quinta-feira (5). Embora as atividades de produção em areias betuminosas estejam localizadas mais à norte do incêndio, o governo canadense fechou importantes oleodutos por segurança e vem reduzindo o volume de exportações do insumo.

Com a retenção dos estoques, houve grande redução na entrada de petróleo no mercado norte-americano, responsável por grande parte das importações do Canadá. Diante da redução da oferta, os contratos futuros de petróleo saltaram 5% nesta semana e vêm dando força à nova faixa de preços, que se estabilizou em patamar mais alto ao longo das últimas semanas.

Diante da catástrofe, que vem sendo intensificada pelas altas temperaturas registradas na região e pelo vento forte, o governo do Canadá decretou estado de emergência em Alberta. Toda a cidade de Fort McMurray vem sendo evacuada, assim como áreas próximas. As chamas bloquearam a única rota rumo às maiores cidades no sul do país, o que fez com que milhares de pessoas se dirigissem ao norte, em direção às instalações de empresas petrolíferas e vilarejos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of