INVESTIMENTO DA PETROS NO BANCO BVA FOI PEDIDO DO EX-MINISTRO LOBÃO, RELATA CERVERÓ

lobaoAs informações passadas pelo ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró tem servido para mostrar as diferentes vias de saída de dinheiro que políticos e empresários encontraram para desviar verbas. Dessa vez, a transação envolveu o banco BVA e o fundo de pensão da Petrobrás, Petros, a pedido do então ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto).

De acordo com Cerveró, Lobão é amigo do dono do banco BVA, José Augusto Ferreira dos Santos. O executivo saberia detalhes da negociação dado seu cargo de diretor financeiro na BR Distribuidora, assumido após sua saída da Petrobrás, em 2008. Na qualidade de diretor, ele possuía um assento no comitê de investimento. Para função, Cerveró designou seu gerente financeiro, especialista em investimentos, Fernando Mattos.

De acordo com as declarações do ex-diretor, o negócio seria “de grande monta” em um fundo de investimento do banco, “cujo valor não se recorda, mas certamente Fernando Mattos lembra”, trazia o documento. O gerente financeiro estaria “atrapalhando” a aprovação do investimento, o que levou Lobão a ligar para Cerveró, entre 2009 e 2010, questionando a atuação de Fernando no caso.

O investimento acabou sendo feito, e alguns anos depois o banco faliu e a Petros nunca mais obteve retorno do dinheiro. Fundador do banco, José Augusto Ferreira dos Santos esteve envolvido com a chamada “máfia do lixo”, instalada na prefeitura de Santo André, que veio à tona com o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel (PT), em janeiro de 2002.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of