INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA EM 2020 VÃO SIGNIFICAR EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DO CUSTO BRASIL

Renato_Abreu_MPEAfastado totalmente do setor de engenharia há mais de um ano, o empresário Renato Abreu tem aproveitado o tempo para se concentrar suas atividades a uma velha paixão: o agronegócio. Atualmente, suas atividades estão voltadas à pecuária, criação de camarão e tilápias, à produção de frutas,  açúcar e etanol, um setor onde já atua há mais de 25 anos. Aliás, sempre que pode, ele lembra: “o agronegócio é um segmento que vem segurando o Brasil desde sempre”. Não é por acaso que a balança do agro está sempre em alta. Além de grande produtor de Etanol, o Brasil também é maior e melhor na produção de soja, laranja, proteína animal (boi, frango, suíno) algodão e café entre outros. O Petronotícias aproveita a experiência de Renato Abreu para ouvi-lo dentro do Projeto Perspectivas 2020. Para ele, é preciso diminuir o radicalismo político e, principalmente, realizar investimentos na infraestrutura do país para se dar o suporte necessário ao crescimento da nossa economia, diminuindo o custo Brasil. Vamos saber as suas opiniões:

– Como viu a atuação do seu setor em 2019?

Somos um modelo para o mundo na área do agronegócio e a cada ano nos posicionamos ainda melhor. O Brasil sentiu falta, como sempre, de uma infraestrutura melhor organizada. Mas podemos ver o esforço que está sendo feito em construções de estradas, ferrovias, nas privatizações dos aeroportos, na melhoria no setor de segurança. Isso anima. Assim, o país passa a ser visto de uma outra forma.

Infelizmente o que se pôde ver também foi um radicalismo político caolho, onde as boas notícias são escondidas e as vezes até distorcidas. Nós confiamos na imprensa livre, mas ela também precisa ser bem responsável. É preciso se criticar, quando o caso merecer.  E se  elogiar, quando também for o caso. Precisamos defender a democracia. O resultado desse desnível é que nem sempre levo a sério alguns palpites dos que se dizem comentaristas econômicos.  Em geral, não os levo à sério.

– Qual a sua expectativa para 2020?

Eu sempre sou uma pessoa otimista, mas acho que se olharmos o rascunho de 2019 dá para sentir que o ano de 2020 será bem melhor. Há um otimismo circulando no ar. Podemos sentir isso. Os números da economia este ano, estão desenhando esse perfil. Um ano com a retomada dos negócios. Com a melhoria da infraestrutura, teremos mais confiança para investirmos melhor. É uma tendência natural. No início deste ano projetavam algo como 1,2 % para o crescimento do PIB.  Ao longo do primeiro semestre veio sendo reduzido para próximo de zero. Provavelmente teremos algo acima de 1.2 %. Agora, os palpiteiros somem e se fingem de mortos como se nada tivessem dito. Para 2020 acredito que cresceremos acima de 2.5 %.

– O que gostaria de sugerir para que seu segmento fosse mais ativo?

Precisamos nos concentrar em diminuir o radicalismo político e pensarmos mais no Brasil. Pensar mais no seu potencial. Nosso país tem esse potencial de recuperação enorme. Precisamos acreditar que podemos melhorar. Digo isso para todos os setores, mas destaco que o Brasil precisa continuar investindo em nossa infraestrutura, principalmente para atender as necessidades do agronegócio. É ele quem nos tem salvado. Ele já é gigantesco e certamente vai crescer muito mais ainda tendo esse respaldo, esse apoio.  Diminuir o custo de fretes, agilizar a entrega das safras. Para isso temos que ter tecnologia, maquinários de qualidade, trens, caminhões, navios, portos eficientes.  Com certeza essas melhorias  nos colocarão no topo dos países mais desenvolvidos.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Labareda Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Labareda
Visitante
João Labareda

Muito interessante a entrevista do Dr Renato Abreu… Aos olhos de quem vê, parece até que ela foi dada com intenções realmente nacionalistas e isenta. Mas por que isso não se encaixa? Por que a defesa desde empresário em se investir em infraestrutura, tentar alavancar o ‘Agronegócio” e baixar custos Brasil, só vêm a convergir com os seus interesses PARTICULARES dos seus investimentos privados. Ora, cobrar investimento públicos para poder crescer em suas fazendas, não me parece nada patriótico ou de interesse social. Será que ele está afirmando vai investir com seu rico dinheirinho em novos portos, construir ferrovias e… Read more »