MERCADO FICA AGITADO E OTIMISTA COM A POSSIBILIDADE DA FUSÃO ENTRE A ENEVA E A VIBRA ENERGIA

ENEVA HOMENSNão há outro comentário no mercado do que a possibilidade da  Eneva e a Vibra Energia  negociarem uma fusão que pode criar uma gigante da energia no Brasil. A proposta de fusão já foi enviada pela Eneva na noite deste domingo(26) segundo comunicado da empresa. Segundo a proposta, inicialmente válida por 15 dias, a companhia combinada seria a maior distribuidora de combustíveis do Brasil, a maior plataforma de geração termoelétrica e a terceira maior empresa listada de energia do Brasil com valor de mercado, potencialmente levando a um crescimento significativo da liquidez de ações, com a expectativa de que seja superior a R$ 300 milhões por dia. A proposta contempla a incorporação de ações da sociedade Eneva pela Vibra ou outra estrutura a ser estabelecida de comum acordo pelas companhias, de forma que o conjunto de acionistas de cada companhia. “A Eneva entende que uma fusão de iguais com Vibra representa uma oportunidade ímpar para asENEVA empresas e seus acionistas, tendo um sólido racional estratégico considerando, inclusive, a complementaridade dos negócios das companhias , e, se efetivada, poderá implicar em ganhos significativos de eficiência e de alocação de capital”, diz a companhia.

Será uma estrutura de governança robusta e equilibrada, com contribuições de lado a lado, de forma que a estrutura corporativa e administrativa da companhia combinada garanta a adequada integração das atividades da Eneva e da Vibra. Ainda não existe VIBRAqualquer acordo assinado relativo à operação proposta. O BTG Pactual, principal acionista da Eneva comunicou ao conselho de administração da empresa de energia que, caso a combinação de negócios nos termos previstos seja bem-sucedida, vai concentrar seus investimentos em geração de energia na nova empresa.

A Eneva quer ter acesso aos mais de 30 milhões de clientes da Vibra e também  plataforma da Comerc  com mais de 50 mil consumidores. Além disso, o excedente de gás, oriundo de suas campanhas exploratórias de E&P e importação de GNL pelo Hub Sergipe, poderá ser negociado na malha integrada de gasoduto.Também permite a comercialização deste produto [gás natural] através da plataforma de distribuição da Vibra, atendendo a demanda para a substituição da frota de caminhões ePOSTOS embarcações a diesel no B2C, que precisa de postos de abastecimento para viabilizar uma conversão de gás conveniente, disse a Eneva na proposta enviada à Vibra. Atualmente, a Eneva possui um parque de geração elétrica de 5,5 GW, com 4,6 GW em geração térmica, sendo responsável por 14% da geração a gás do país, e 870 MWp em energia solar. Sua capacidade instalada total será de 6,5 GW em 2026, além de possuir projetos de 5,9 GW – sendo 2,3 GW de geração renovável e 3,6 GW de termelétrica. No E&P, a companhia detém um portfólio de 25 blocos exploratórios operados nas Bacias do Amazonas, Paraná  e na Bacia do Solimões.  Também  opera de 12 campos de gás natural, na Bacia do Parnaíba, e o campo de Azulão, no Amazonas. A Vibra Energia é uma empresa líder na distribuição de combustíveis e lubrificantes, com 8,3 mil postos de combustíveis  em quase duas mil  cidades em todo país.  Tem 1.100 lojas da BR Mania.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of