O MAIOR VANT BRASILEIRO CRIADO PELA EMPRESA CARIOCA STELLA TECNOLOGIA É O GRANDE DESTAQUE DA LAAD

DRONEAcontece até amanhã (4) em São Paulo (SP) a mais importante feira de defesa da América do Sul, a versão São Paulo da LAAD Security & Defence 2024. O evento atrai delegações de vários países, como autoridades policiais, militares, palestrantes e expositores. Sergio Jardim, diretor da Creative Events Brazil, promotora da LAAD, revelou a importância desta edição, que marca a retomada do evento na capital paulista depois de uma pausa de quatro anos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid. Ele destacou ainda que o evento reúne “mais de 100 marcas de 12 países representadas na feira, além da presença de 69 delegações de 35 nações, que já agendaram 600 reuniões com nossos expositores para parcerias, negócios e networking.

A Marinha do Brasil e a Embraer já assinaram na LAAD 2024 um acordo de parceria para apoio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo damarinha cooperação é o desenvolvimento de Radares de Busca de Superfície embarcados e de Vigilância Costeira, com o incremento da maturidade do Radar Gaivota X.  Os estudos da Marinha do Brasil e da Embraer abrangem a integração do Radar Gaivota X com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo) e com o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA). A cooperação traz uma importante contribuição para ampliar tanto o alto conteúdo tecnológico dos Programas Estratégicos da Marinha quanto o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Defesa.

atoba voandoOutro grande destaque da feira vem do primeiro Vant Brasileiro de longo alcance, o Atobá, criado pela Stella Tecnologia, do empresário Gilberto Buffara Junior. O avião apresentado na feira é uma réplica perfeita de uma nova versão mais modernizada, acompanhando todas as modernas tecnologias usadas no mundo, sem perder nada para seus concorrentes internacionais, como os israelenses da Elbit. Em seus testes, a pequena empresa Stella Tecnologia desenvolveu o maior drone que já sobrevoou o território nacional, com 11 metros de envergadura e com autonomia de voo de 28 horas, depois de um projeto que começou em 2015.

O Atobá pesa mais de 500 quilos e pode operar em um raio de 250 km por link de rádio. Tem ainda capacidade para levargil mais de 70 kg em sensores e câmeras. Suas aplicações são diversas, mas o modelo foi projetado principalmente pensando na autonomia brasileira de sistemas de defesa. A Stella Tecnologia, fundada por Gilberto Buffara Júnior, atual diretor executivo, tem alta expertise e foco em desenvolvimento e na fabricação de tecnologias inovadoras relacionadas aos VANTs. A empresa brasileira é a desenvolvedora do drone Atobá e também trabalha no projeto Albatroz, que pode ser operado a partir do porta-aviões atlântico, e no Atobá XR, que tem 1400 kg e 35 horas de voo e capacidade para 300 kg de carga paga. Os dois projetos são focados no desenvolvimento da tecnologia para drones de grande impacto para o sistema de proteção brasileiro.

De acordo com Gilberto Buffara Júnior, que falou ao Petronotícias, os projetos desenvolvidos por sua companhia, até agora, só usaram capital próprio, o que mostra a grande capacidade brasileira para criar, produzir e desenvolver novas tecnologias: “os nossos aviões podem ser usados amplamente por qualquer força brasileira. Tanto a Força Nacional, como as forças policiais estaduais, para cobertura de vigilância da Floresta Amazônica, como a nossa Amazônia Azul, a um custo infinitamente inferior aos seus concorrentes internacionais. Eles possuem uma autonomia de voo consistente, já testada. Seria perfeito usar as nossas soluções no misselnosso grande navio da Marinha Brasileira o Atlântico, que transporta helicópteros. Para patrulhar nossas fronteiras, ele é estratégico. Já demos um grande passo e agora estamos esperando o passo do mercado. Seja brasileiro ou estrangeiro.”

Com sede em Abu Dhabi e mais de US$ 5 bilhões em negócios em todo o mundo, a EDGE chegou no Brasil há cerca de um ano com a missão de estabelecer parcerias tecnológicas e estratégicas. Além da América do Sul, o grupo tem projetos em andamento com países da Europa, Ásia e América do Norte. Nos últimos meses, a empresa aportou mais de R$ 3 bilhões por aqui. Esse número engloba a compra de 50% da SIATT (sigla para Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico), companhia brasileira especializada em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, com sede em São José dos Campos (SP). O valor também contempla investimentos em outros projetos com a Marinha do Brasil, como monitoramento da costa marítima, fabricação de mísseis antinavio de longo alcance eedge fabricação de mísseis supersônicos.

Para os próximos meses, a empresa deve anunciar novas aquisições no país. A participação do grupo na LAAD, que é o principal encontro do setor na América do Sul, comprova seu compromisso com o mercado brasileiro e latino-americano. Para seu stand no evento, a EDGE trará quase 70 itens de um portfólio composto por mais de 160 produtos. Em janeiro deste ano, eles anunciaram jipeuma colaboração de seis meses com o Governo do Estado em um projeto de monitoramento para apoio à segurança pública. Denominada “Crystal Ball”, a iniciativa tem como foco a integração de câmeras de videomonitoramento de diversas cidades com radares e rastreadores de veículos e celulares. Com previsão de início em agosto, o projeto deve ser testado ao longo de seis meses no centro da cidade de São Paulo e em municípios da Baixada Santista.

A Condor trouxe um simulador de realidade virtual que permite aos visitantes vivenciar uma variedade de cenários operacionais,laad proporcionando uma experiência educativa sobre treinamentos com munições de impacto controlado.  A fabricante chinesa Unitree anunciou seu cão robô, o Go1. O dispositivo tem apenas 30 cm de altura e pesa 12 kg, o que a empresa destaca como uma vantagem no quesito portabilidade. O preço também é mais convidativo, comparado ao valor do famoso Spot, da Boston Dynamic. A Atech destaca o GDI (Gerenciamento de Incidentes), plataforma que representa laad feiraum avanço significativo no emprego das capacidades de comando e controle. O GDI utiliza tecnologias de IoT (Internet das Coisas), georreferenciamento (GIS) e de ambiente computacional em nuvem ou on-premise, com segurança cibernética. Ele possibilita a interoperabilidade com outros sistemas e a integração dos dados de diversos dispositivos e sensores. A MAC JEE deu destaque à  mais recente versão do ARMADILLO, um veículo tático policial projetado especificamente para enfrentar distúrbios urbanos e outras operações de segurança. O ARMADILLO policial se distingue por sua versatilidade e capacidades avançadas. Dotado de um design robusto e funcional, o veículo é capaz de suportar uma ampla gama de armamentos e equipamentos, incluindo agentes de controle de multidões e sistemas de dispersão não letais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of