PETROBRÁS INAUGURA SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE GÁS PARA REDUZIR SUAS EMISSÕES

viviana-coelhoDe olho no cumprimento de suas metas ambientais e climáticas, a Petrobrás anunciou hoje (14) que iniciou a operação de um sistema para recuperação de gases de flare (FGRU, na sigla em inglês). A tecnologia já está sendo usada em três plataformas – P-66 (Tupi), P-70 (Atapu) e P-77 (Búzios). O potencial de redução de emissões com o uso do sistema nessas três embarcações é de cerca de 80 mil toneladas de CO2 equivalente por ano.

O sistema FGRU permite que o gás retorne para o processamento na plataforma. Antes, esse energético era queimado no flare – equipamento usado para eliminar o gás não aproveitado nas plataformas. A Petrobrás pretende iniciar a operação dessa tecnologia em mais oito plataformas das Bacias de Santos e Campos ainda neste ano.

fpsoEspecificamente em relação ao metano, que é um dos gases que mais contribuem para o efeito estufa, tivemos uma redução de mais de 35% nas emissões nos últimos 10 anos. O uso do sistema de recuperação de gases de flare, entre outras medidas, nos ajudará a perseguir a eficiência máxima, o mais próximo possível de zero”, disse a gerente executiva de Mudança Climática da Petrobrás, Viviana Coelho.

A Petrobrás planeja reduzir em 32% a intensidade de gases de efeito estufa em suas operações de exploração e produção (E&P) até 2025. A Carlos-Travassos-378x310companhia almeja também atingir zero queima de rotina em flare até 2030, além de diminuir em 40% a intensidade de emissões do metano no E&P até 2025. Outro compromisso da petroleira visa reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa em 25% em 2030 em relação a 2015.

Todos os novos projetos de unidades de propriedade da Petrobrás já possuem o sistema de recuperação de gases por padrão e passamos a adotá-lo também na especificação de unidades afretadas. Além disso, com a revisão recente da resolução CONAMA 382, teremos uma nova geração de projetos de plataformas de alta capacidade de produção na configuração all electric [que aciona todos os equipamentos por motores elétricos a partir da energia elétrica gerada de forma centralizada], contribuindo ainda mais com a redução de emissões de gases de efeito estufa”, disse o gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, Carlos Travassos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of