PETROBRÁS JÁ PODE FAZER TESTES PARA PROCESSAR GÁS DO PRÉ-SAL PARA ENTRAR NO MERCADO PARA O INÍCIO DE 2022

gaslubUfa! A Petrobrás já pode iniciar os primeiros testes operacionais para receber o gás natural vindo do pré-sal no Gaslub, o antigo Comperj. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já deu o sinal verde e autorizou o início dessas ativudade.  Após essa fase, terão início os testes dos sistemas que utilizarão o gás natural para a geração de vapor e energia. Já estão funcionando a estação de tratamento de água, as subestações responsáveis pela distribuição da energia elétrica para o empreendimento, o Centro Integrado de Controle (CIC), os sistemas de utilidades auxiliares e o flare – local em que ocorre a queima de hidrocarbonetos para alívio.

Para lembrar, o Projeto Integrado Rota 3 vai escoar e processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural provenientes do polo pré-sal da Bacia de Santos e envolve a construção da UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural), os gasodutos e os sistemas de utilidades. Sua operação comercial tem início previsto para 2022. Para o mercado de gás natural, este acontecimento terá um ganho extraordinário, com tendência de diminuir o preço do gás.

A Petrobrás assinou recentemente protocolos de intenções com o governo do estado do Rio de Janeiro visando a realização de ações e estudos para a implantação de um complexo industrial no entorno do Polo Gaslub. A ideia é criar condições para atrair empresas que possam utilizar a infraestrutura e os insumos disponíveis no complexo.

Recentemente, o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, disse que o polo será um ativo estratégico para a Petrobrás. “Os protocolos já assinados para o desenvolvimento industrial do entorno do Polo GasLub contribuirão para solucionar questões relacionadas ao projeto anterior, aproveitando investimentos passados e trazendo resultados econômicos para Itaboraí e municípios do entorno”, disse o presidente da estatal. “Vemos o Polo GasLub como um importante ativo estratégico para a Petrobrás e para a sociedade”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of