PETROBRÁS OFICIALIZA SAÍDA DA PDVSA DA RNEST

RNESTA parceria foi anunciada pelos ex-presidentes Lula, do Brasil, e Hugo Chávez, da Venezuela, em 2005, mas o dinheiro referente aos 40% da PDVSA na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) nunca veio. Pelo teor político da parceria, a Petrobrás, detentora dos 60% restantes, evitou ao máximo bater de frente com a estatal venezuelana, mas desta vez não teve jeito. Na última reunião do conselho ficou decidida a incorporação da refinaria pela petroleira brasileira.

A Petrobrás investiu bilhões na planta, cujo desenvolvimento das obras já passou bastante dos 60%. Estendeu prazos seguidas vezes para que a PDVSA pudesse honrar com seus compromissos, mas de nada adiantou. Agora a estatal afirma em nota:

“A Rnest foi constituída para, entre outras razões, facilitar possíveis parcerias com investidores interessados na atividade de refino no Brasil. As negociações com interessados, dentro das premissas fixadas pela Petrobrás, não lograram êxito”.

De acordo com a empresa, o objetivo da incorporação é melhorar a execução das obras de construção em andamento e facilitar a coordenação das atividades de refino e distribuição de derivados produzidos pela estatal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of