PETROBRÁS RECEBEU LICENÇA PARA INICIAR PESQUISA SÍSMICA EM TUPI E IRACEMA
A Petrobrás anunciou que recebeu uma licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que autoriza a atividade de pesquisa sísmica 3D nos campos de Tupi e Iracema, na Bacia de Santos. O documento terá validade de 1 ano e 30 dias. A aquisição de dados será realizada pela Shearwater Geoservices do Brasil.
A licença autoriza a realização da atividade no interior do polígono autorizado, conforme ilustra a imagem abaixo. Durante as pesquisas, poderão ser usadas as seguintes embarcações de instalação de nodes: Skandi Constructor, Skandi Acergy, Geosund, Skandi Neptune e Geoholm. A pesquisa contará ainda com a embarcação de fonte sísmica SW Diamond.
O contrato entre Petrobrás e Shearwater foi anunciado em fevereiro do ano passado. A previsão é que os trabalhos durem cerca de nove meses. A pesquisa irá cobrir uma área total de 2.882 km², utilizando nós de fundo oceânico em águas profundas implantados por veículo submarino operado remotamente.
“Este prêmio confirma a liderança da Shearwater em OBN em águas profundas, um subsegmento empolgante, em crescimento e voltado para o futuro da indústria sísmica marinha”, declarou na ocasião a CEO da Shearwater GeoServices, Irene Waage Basili.
Fantástico. Muitas novidades certamente surgirão, como consequência dos menores caminhamento das ondas.