QUEIROZ GALVÃO, PETROSERV, ODEBRECHT, ODFJELL E SEADRILL VÃO OPERAR 12 SONDAS PARA A PETROBRÁS NO PRÉ-SAL DE SANTOS

A Petrobrás assinou contratos para o afretamento e a operação de doze sondas que serão utlizadas na exploração do pré-sal, na Bacia de Santos. As empresas incluídas no acordo foram Sete Brasil, Queiroz Galvão, Petroserv, Odebrecht, Odfjell e Seadrill, que serão responsáveis pela operação das plataformas por 15 anos.

As sondas, que terão obrigatoriamente percentuais entre 55% e 65% de conteúdo local, serão construídas nos estaleiros BrasFels, em Angra dos Reis (RJ), e Jurong Aracruz, no Espírito Santo, divididas igualmente, com previsão de entrega a partir de 2016.

Das seis que estão previstas para o Brasfels, todas do tipo semissubmersível, três serão operadas pela Queiroz Galvão, duas pela Petroserv e uma pela Odebrecht.

Já as outras seis do Jurong Aracruz, do tipo navio-sonda, serão operadas pela Odfjell e pela Seadrill, sendo cada uma responsável por três unidades.

A Petrobrás, que já sofreu problemas de atrasos significativos em encomendas ao Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, afirma ter feito uma análise das condições dos dois estaleiros em questão para não acabar com os mesmos problemas. “Foram verificados a adequação das instalações, evidências de compromissos com fornecedores dos insumos e principais pacotes de equipamentos, licenciamento ambiental, gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), gestão contratual e aspectos jurídicos e financeiros”, afirmou a companhia em nota.

As unidades são as 12 primeiras de um total de 21 que a estatal pretende contratar da Sete Brasil, e poderão operar em profundidades de água de até 3 mil metros, com capacidade de perfurar poços de até 10 mil metros de comprimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of