TOLMASQUIM DIZ QUE PETROBRÁS AINDA AGUARDA MARCO REGULATÓRIO PARA ENTRAR EM EÓLICAS OFFSHORE

Captura de tela 2024-02-19 172953O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Mauricio Tolmasquim, disse hoje (19) que a companhia ainda aguarda a aprovação de um marco legal das eólicas offshore para entrar, definitivamente, nesse novo setor. A declaração aconteceu durante o painel “Energia Limpa: a transição energética no Brasil”, realizado em São Paulo.

Não vamos entrar em eólica offshore enquanto não tivermos o marco regulatório. Mas, não basta ter apenas a lei, precisamos de organização de leilões para concessões de áreas e depois é preciso ver a viabilidade dos empreendimentos para ter demanda pela eletricidade. Essas são condições necessárias”, disse Tolmasquim. Atualmente, a Petrobrás possui 23 GW em pedidos de licenciamento ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

O diretor ressaltou também que o Brasil possui ventos que possibilitam uma maior produtividade das usinas eólicas em comparação com a Europa, uma região que investe mais intensamente nesse segmento. “Um aerogerador instalado no Brasil tem capacidade de produzir o dobro de energia em relação à Europa”, declarou.

Ainda durante o evento, Tolmasquim afirmou que o Brasil tem potencial para ampliar a sua capacidade de geração de energia solar em até 100 vezes. Atualmente, segundo ele, a capacidade instalada no país é de 30 gigawatts (GW), um número que ele considera significativo, mas que tem potencial para um aumento em larga escala. A gravação do evento está disponível neste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of