TRANSPETRO INICIA OPERAÇÃO DE NOVO SISTEMA PARA DETECÇÃO DE VAZAMENTO NA MALHA DE DUTOS BRASILEIRA

Terminal Sao Sebastiao PetrobrasA Transpetro deu início, ainda em fase de testes, à operação de um novo sistema de detecção de vazamentos em oleodutos, desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes). A tecnologia é importante para que a estatal possa evitar perdas com roubos e problemas nas tubulações espalhadas pelo País. A ferramenta será operada no Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO), que acompanha durante 24 horas por dia 100% da malha de gasodutos e 92% da movimentação diária nos oleodutos da Petrobrás, por onde passam petróleo, derivados e biocombustíveis.

A inovação foi instalada inicialmente em oleodutos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, para testes, com previsão de chegar a outras regiões do Brasil até o fim de 2015. Um destaque apontado pela estatal é o uso da tecnologia Real Time Transient Model, que permite o monitoramento dos chamados regimes transitórios, como nas partidas e paradas do oleoduto.

De acordo com a Petrobrás, o Centro Nacional de Controle Operacional conta com 128 profissionais que se revezam na função de monitorar, por meio de computadores, mais de 13,6 mil quilômetros de dutos (dos 14,6 mil km de comprimento total da malha). Para se ter uma ideia, esse número equivale a quase duas vezes a extensão do litoral brasileiro.

“Com visualização de todas as movimentações, os operadores conseguem, remotamente, ligar e desligar bombas e compressores, abrir e fechar válvulas e alterar a rota dos produtos. Essa supervisão ininterrupta garante eficiência no transporte de petróleo, derivados e gás natural e é fundamental para dar segurança e agilidade no escoamento da produção da Petrobrás”, afirmou a companhia em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of