USINAS BRASILEIRAS AMPLIAM VENDAS DE AÇO EM AGOSTO E GARANTEM ESPAÇO FRENTE A IMPORTADOS

acoO mercado brasileiro de aço obteve bons resultados no mês de agosto, à medida que as usinas conseguiram recuperar seu espaço frente aos produtos importados. De acordo com o Instituto Aço Brasil, o volume de vendas no período chegou a 1,6 milhão de toneladas, trazendo um crescimento de 9,5% na comparação com o mês anterior. Embora ainda esteja em queda, a exportação sofreu uma redução de menor porte em relação ao registrado nos últimos meses. Com crescimento também no consumo aparente, as usinas puderam retomar as vendas no cenário de menores importações e alta do dólar, que torna os produtos de fora menos competitivos no mercado nacional.

O cenário ainda é difícil, mas o último mês trouxe números positivos à indústria siderúrgica no Brasil. Enquanto julho trouxe um recuo de 22% nas vendas, a queda em agosto se manteve apenas em 8,2%. Nessa perspectiva, o mercado vem se recuperando ao passo que as usinas brasileiras registram maior participação no consumo aparente, que totalizou 1,8 milhão de toneladas no período. Em relação ao mês anterior, o crescimento foi de 6%.

Comparando-se a agosto de 2014, as exportações de aço subiram 55,9%, chegando à marca de 1,3 milhão de toneladas. O número, no entanto, representa um recuo de 9,8% frente ao mês de julho. A crise tem levado usinas a encerrarem parte de suas atividades, o que tem levado a menores quantidades produzidas de aço no país, mas a tendência é de que a alta do dólar traga novas chances de recuperação às companhias do setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of