VIETNÃ CANCELA CONSTRUÇÃO DE DUAS NOVAS USINAS NUCLEARES NO PAÍS

vietO Vietnã decidiu  abandonar os planos de construir duas usinas nucleares de geração nuclear com a Rússia e o Japão. A decisão foi tomada nesta terça-feira, em Hanoi.  Esta decisão é foi considerado um duro golpe ao negócio nuclear e ao impulso do Japão para começar a exportar reatores. O governo vietnamita disse que a decisão, tomada em uma sessão fechada do parlamento após a discussão de uma proposta do governo, foi tomada por razões econômicas e não por causa de qualquer consideração tecnológica. A empresa russa Rosatom e um consórcio de firmas japonesas lideradas pela empresa privada Japan Atomic Power deveriam construir as usinas. O governo vietnamita é tributado financeiramente enquanto a dívida pública permanece perto do limite permitido, restringindo sua capacidade de manter o Vietnã como uma das economias de crescimento mais rápido da Ásia por meio de gastos. O crescimento da demanda de energia no Vietnã também deverá diminuir. Quando o governo aprovou planos para as duas fábricas em 2009, o crescimento da demanda anual de energia no Vietnã foi projetado entre 17 e 20%.

Duong Quang Thanh (foto), presidente do grupo de energia elétrica do Vietnã, disse  recentemente que o crescimento anual entre 2016 e 2020 estava agora previsto em 11% e 7 a 8% até 2030. A decisão do Vietnã de desfazer o projeto é um novo revés para a indústria nuclear.  As usinas nucleares japonesas e russas deveriam estar localizadas na província de Ninh Thuan. Eles teriam uma capacidade combinada de 4.000 megawatts.

“Respeitamos a posição de nossos clientes e estamos prontos para prestar todo o apoio ao Vietnã quando o país continuar a implementar seu programa nacional de energia nuclear”, disse a empresa russa Rosatom em um comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of