ACIONISTAS APROVAM REESTRUTURAÇÃO DA PETROBRÁS E MUDANÇAS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

petrobrasssCom foco no aprimoramento de sua gestão, a Petrobrás começa a traçar novos caminhos. Os acionistas da empresa se reuniram em assembleia nesta quinta-feira (28) e aprovaram a nova composição do Conselho de Administração, que continuará sendo presidido por Luiz Nelson Guedes de Carvalho, assim como as mudanças no estatuto social. Foram extintos os cargos de suplentes e o número de membros remunerados do órgão passou de 18 para 10, mudança que também vem acompanhada de novo prazo para mandato dos conselheiros, que passa a ser de dois anos, com limite máximo de duas reeleições.

O corte de cargos e custos reflete a preocupação crescente com a governança na estatal, que hoje ainda sofre as consequências de erros cometidos no passado e busca retomar a confiança do mercado. Com a nova decisão, a companhia também estabelece que as funções de presidente do CA e de presidente da empresa devem ser ocupadas por pessoas distintas.

Os acionistas votaram pela permanência de seis dos atuais conselheiros. entre os quais estão o presidente do CA, Luiz Nelson Guedes de Carvalho; o presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o professor-doutor em Ciências Contábeis da USP, Jerônimo Antunes; o professor da UFRJ Segen Estefen; e o advogado especialista em direito societário, Francisco Petros. Os acionistas minoritários, por sua vez, reelegeram o diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), Walter Mendes de Oliveira Filho, e o conselheiro da Sul America e Gafisa, Guilherme Affonso Ferreira.

A partir de hoje, dois novos conselheiros integram o órgão: o professor da FGV Direito Rio, Durval José Soledade Santos, que foi indicado pelo governo, e a engenheira de petróleo Betânia Coutinho, eleita como representante dos empregados da estatal. Sem ligações com as entidades sindicais da empresa, Coutinho concedeu entrevista ao Petronotícias e teceu críticas ao atual programa de venda de ativos, afirmando que “nenhum empregado é a favor de ações que levem a desmontar a empresa”.

A assembleia também firmou a nova composição do Conselho Fiscal da Petrobrás. O acionista controlador elegou como titulares William Baghdassarian, Marisete Fátima Dadald Pereira e Luiz Augusto Fraga Navarro, e, como suplentes, Paulo José dos Reis Souza, Agnes Maria de Aragão da Costa e César Acosta Rech. Pelo voto dos acionistas minoritários, foram eleitos como titulares Reginaldo Ferreira Alexandre e Walter Luis Bernardes Albertoni, tendo como suplentes Mário Cordeiro Filho e Roberto Lamb.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jose Vitorino Pinto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jose Vitorino Pinto
Visitante
Jose Vitorino Pinto

A questão e e sempre sera a venda dos ativos. Não velo outra solução que não onere o combalido e sem credito politico, acionista majoritario.