CNOOC PAGOU R$ 10,3 BILHÕES PARA A PETROBRÁS POR PARTICIPAÇÃO DE 5% NO CAMPO DE BÚZIOS

sede-petrobrasDinheiro novo em caixa. A Petrobrás anunciou ao mercado que recebeu o valor de R$ 10,3 bilhões da chinesa CNOOC Petroleum Brasil. O valor é referente à cessão de 5% da participação da Petrobrás no Contrato de Partilha de Produção do Volume Excedente da Cessão Onerosa do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

De acordo com a estatal brasileira, o montante já inclui os ajustes previstos no contrato, após o cumprimento de todas as condições precedentes. “A conclusão da transação está sujeita à assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Partilha de Produção pelo Ministério de Minas e Energia (MME)”, disse a Petrobrás em um comunicado ao mercado.

Com a conclusão da operação, a Petrobrás passará a deter 85% de participação no Contrato de Partilha de Produção do Volume Excedente da Cessão Onerosa do campo de Búzios, enquanto a CNOOC deterá 10% e a CNODC Brasil Petróleo e Gás (CNODC) ficará com 5%.

Para lembrar, no leilão da Cessão Onerosa, realizado em novembro de 2019, a estatal brasileira fechou um consórcio a CNOOC e a CNODC para arrematar os volumes excedentes do campo de Búzios. Pelo acerto entre as companhias, a Petrobrás ficou com 90% de participação, enquanto as empresas chinesas ficaram com uma fatia de 5% cada. Em setembro de 2021, a CNOOC manifestou o interesse de comprar uma parcela adicional de 5% no contrato de partilha de produção dos excedentes do campo de Búzios.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of