ESTADOS UNIDOS FINANCIAM ESTUDOS SOBRE POTENCIAL DE SHALE NO PAQUISTÃO

ShaleO boom da produção de shale oil e shale gas nos Estados Unidos já deu seus primeiros passos para outros continentes e agora o país de Obama quer marcar território também no Paquistão. A Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (Usaid) já realizou um estudo por lá com o intuito de analisar o potencial exploratório, mas não cobriu algumas áreas, como Sindh, Khyber-Pakhtunkhwa e Balochistan, mas agora um novo levantamento vai estender a atividade para toda a costa paquistanesa.

Nas análises preliminares da Usaid, o Paquistão teria reservas de aproximadamente 14 bilhões de barris de shale oil e 95 trilhões de pés cúbicos de shale gas recuperáveis. Para efeito de comparação, as reservas totais da Petrobrás comprovadas são avaliadas em pouco mais de 16 bilhões de barris de petróleo.

Já a US Energy Information Administration (EIA), que concentra os dados da área de óleo e gás nos EUA, tem estimativas um pouco diferentes para o potencial exploratório do Paquistão. Nas contas da entidade, seriam 9,1 bilhões de barris de petróleo recuperáveis e 105 trilhões de pés cúbicos de gás recuperáveis.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of