ODEBRECHT NEGOCIA DELAÇÃO PREMIADA TAMBÉM NOS ESTADOS UNIDOS

OdebrechtO tamanho da Odebrecht, espalhada por diversos países, levou a empresa a dar um passo adiante no processo de delação premiada e um novo acordo vem sendo negociado pelo comando da empresa com a justiça americana. O objetivo é não deixar descobertas as atividades do grupo nos EUA após a confirmação do acordo com as autoridades brasileiras, já que a confissão de participação em atos de corrupção poderá implicar em muitas sanções econômicas e jurídicas.

O maior medo da empreiteira, acusada até o pescoço na Operação Lava Jato, tendo um de seus donos e ex-presidente Marcelo Odebrecht preso há mais de um ano, é que a delação no Brasil faça com que credores internacionais acionem cláusulas de governança que permitem a cobrança imediata de dívidas. Essa ação poderia levar a empresa ao fundo do poço, já que ela acumula um grande volume de créditos a serem quitados.

Enquanto no Brasil o processo da delação do grupo está avançando, inclusive com reconhecimento público dos maiores líderes da Odebrecht em relação a condutas irregulares – a exemplo de um discurso feito pelo pai de Marcelo, Emílio Odebrecht, em evento para funcionários esta semana –, nos EUA as tratativas ainda estão engatinhando, em seus primeiros passos. No entanto, uma diferença já foi desenhada. Lá, os indicados para falar serão poucos executivos, à diferença do processo no Brasil, onde dezenas estão incluídos na negociação do acordo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of