BENTO ALBUQUERQUE E RAFAEL GROSSI SE REUNIRAM EM VIENA PARA FALAR SOBRE REATORES MODULARES E O PAPEL DA NUCLEAR

E_vTRrfXIAkquRJUm dia de agenda intensa no setor nuclear mundial. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reuniu-se hoje (20) com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi. Como noticiamos mais cedo, Albuquerque está em Viena, na Áustria, para participar da 65ª Conferência Geral da agência.

O encontro desta segunda-feira entre o ministro e o diretor do órgão serviu para dar prosseguimento às conversas entre o governo e AIEA mantidas em julho, quando Grossi realizou uma visita oficial ao Brasil. Na pauta da reunião estavam a cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive sobre pequenos reatores modulares, e o papel da energia nuclear no combate à mudança do clima. Albuquerque e Grossi também discutiram sobre as perspectivas de médio e longo prazo para o setor nuclear brasileiro.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia participou da abertura da Conferência Geral da AIEA e discursou sobre o compromisso do governo brasileiro com o desenvolvimento de seu programa nuclear. Além disso, a estatal russa Rosatom e a Eletronuclear assinaram um memorando de entendimento amplo, abrangendo temas como novos projetos de usinas nucleares de larga escala; pequenos reatores modulares terrestres e flutuantes; entre outros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of